TEXTOS COMPLETOS
Eixo 3: Tecnologias e Linguagens
3voltar
LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação
© 2016, LaPEADE / PPGE / CE / UFRJ    Direitos Reservados   ·   E-Mail: lapeade.fe.ufrj@gmail.com
Criação - Alex Clayr ·  Desing gráfico - Mônica B. de Campos


RIO DE JANEIRO, BRASIL, 13 A 15 DE MAIO DE 2016
  • Avaliação da interação cuidador-criança sobre os aspectos do brincar.
  • Produção de materiais acessíveis na perspectiva da deficiência visual em cursos a distância.
  • Elaboração de palavras-cruzadas para o ensino de astronomia para alunos surdos: A visão dos intérpretes.
  • Linguagem musical diante do silêncio: É possível?.
  • O ensino de libras na formação inicial de professores: Percepções de futuros professores sobre o surdo e a libras.
  • Desbug.se: Inclusão e informação na rede.
  • Adequações pedagógicas como instrumento de intervenção na inclusão de um caso de deficiência múltipla.
  • O uso de modelo tàtil de placas tectônicas na difusão das geociências para a inclusão.
  • Acessibilidade dos alunos usuários de cadeira de rodas: O direito a educação nas aulas de educação física.
  • O compartilhamento dos saberes em tecnologia assistiva proporcionado por meio da prática profissional dos licenciandos em informática do IFAP.
  • A (in-)acessibilidade arquitetônica dos campi da UFRJ: O projeto mapas de acessibilidade inteligentes / reabilitarte.
  • Inclusão e educação superior: Questões para o atendimento à acessibilidade – um exemplo circunstanciado.
  • A percepção geográfica através da língua brasileira de sinais.
  • A criança cega e o uso do soroban: Uma experiência de ensino colaborativo.
  • Arte e educação no processo de inclusão social da pessoa com deficiência.
  • As mídias em salas de aula no projeto de inclusão pedagógica.
  • Mediação pelos estudos de Vygotsky ao cotidiano escolar.
  • Audiodescrição e acesso ao audiovisual: Histórico, politicas e necessidades.
  • Reflexões no ensino de geografia para surdos: O papel da libras na construção do conhecimento.
  • O uso da comunicação alternativa e ampliada no atendimento pedagógico domiciliar: um estudo de caso.
  • Linguagem artística e socioeducação: O que nos diz a fala de duas egressas do DEGASE.
  • As rodas de conversa como práticas pedagógicas transformadoras e contemporâneas.
  • Inclusão e educação: da acessibilidade dos espaços de lazer, a espaços escolares.
  • Interculturalidade e memória: Uma experiência pedagógico-teatral.
  • Tecnologia e linguagem: Tecendo diálogos para a atualidade.
  • Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: Questões atitudinais, físicas e comunicacionais.
  • A assistência de enfermagem e o atendimento humanizado ao paciente surdo: Uma reflexão sobre o currículo da enfermagem.
  • Linguagem, cognição e tecnologia no processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
CONTATO
TEXTOS COMPLETOS