APRESENTAÇÃO
RIO DE JANEIRO, BRASIL, 13 A 15 DE MAIO DE 2013
PROGRAMAÇÃO
Leia a Apresentação na Íntegra
LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação

UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE


Desde o ano de 2005, o LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vem promovendo reflexões junto à comunidade universitária acerca do papel da universidade diante das diferentes facetas dos processos de inclusão e exclusão. Essa reflexão foi sendo tecida principalmente nas duas versões do Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação (UP), que ocorreram nos anos de 2005 e 2010, respectivamente.

O UP-1, realizado em 2005, teve como objetivo maior desenvolver diálogos com a comunidade acadêmica sobre os temas das culturas, políticas e práticas de inclusão/exclusão na universidade, onde professores e pesquisadores de renomadas universidades brasileiras e internacionais debateram sobre o tema. É importante mencionar que essas ponderações também produziram relatórios importantes e impulsionaram centenas de estudos e pesquisas, assim como a publicação do livro Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas, publicado pela Editora Cortez, em 2006, e vários artigos estampados nos periódicos científicos.

Prosseguindo com esse importante diálogo, o UP-2, realizado em 2010 e também com abrangência internacional de participações, promoveu novos momentos de debates nos quais se avaliou como as culturas, as políticas e as práticas das universidades públicas estavam sendo desenvolvidas em relação aos princípios de inclusão e na luta contra exclusões. Esse seminário também possibilitou a publicação de diversos artigos em periódicos científicos, gerando o livro Universidade e Participação: os ecos da pesquisa, publicado em 2010 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Pró-reitoria de Extensão.

A mais nova obra, ainda fruto das reflexões realizadas no segundo seminário, é o livro Universidade e Participação: reflexões, publicado pela editora DP&A e lançado no Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3 (UP-3). Por sua importância, esta edição do UP recebeu os reconhecimentos da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prontamente financiaram sua realização.

Além dos livros acima mencionados, o UP possibilitou aos seus participantes pensar novas questões que vêm impulsionando o LaPEADE a abrir novas frentes de investigações científicas e de extensões. Mais uma vez, o amplo diálogo desenvolvido demonstrou como a participação é fundamental para a construção da universidade que realmente deseja ser democrática. Assim, as pesquisas que se encontram em andamento são: a) Construindo Culturas: desenvolvendo políticas e orquestrando práticas de inclusão no cotidiano escolar; b) OEERJ - Observatório da Educação Especial no Rio de Janeiro: estudo em rede sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais; c) Os transtornos globais do desenvolvimento como desencadeadores de possíveis soluções aos transtornos globais da educação; e d) Culturas, políticas e práticas de inclusão em educação superior: as vozes dos formadores de professores, envolvendo a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal, Espanha e Cabo Verde.

Assim, com o objetivo de compartilhar resultados das pesquisas aqui mencionadas, o LaPEADE propôs realizar o Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, considerando que a partir deste evento pode-se dar continuidade aos diálogos e debates ocorridos em 2005 e 2010, momento privilegiado no qual, novamente, professores, pesquisadores e alunos de universidades brasileiras e internacionais, assim como os professores da educação básica, encontram-se para retomar os diálogos iniciados no UP-2 e no UP-3, tendo em vista o fortalecimento e o aprimoramento de uma rede nacional e internacional de colaboração construída e consolidada nos últimos sete anos.


Profª. Drª. Mônica Pereira dos Santos

APRESENTAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
RESUMOS
CONTATO
TEXTOS COMPLETOS